Gesso Sancas BH

Modelos de Sancas de Gesso

Nesse artigo vamos falar sobre sanca de gesso e seus modelos,

Antes quero esclarecer que sanca é como chamamos o rebaixamento de gesso feito nas laterais de um forro de gesso, digo isso porque em várias regiões chama-se também a moldura de gesso como sanca. Não está de todo errado, mas aqui trataremos como sanca apenas os rebaixamentos.

Quais os modelos de sanca de gesso que existem?

Existem basicamente três modelos de sanca de gesso, mas pode-se aplicar a esses modelos diversas formas, como sancas redondas, sancas curvas, sancas duplas, entre outros .

Modelo 01: Chamamos de Sanca Fechada

Consiste de uma placa de gesso mais baixa que o teto fazendo todo o contorno. Chamamos de sanca fechada pois não tem iluminação indireta, somente iluminação com spots do tipo dicroica.

Modelo 02: Damos o nome de Sanca Aberta

Segue o mesmo padrão da sanca fechada porém está tem iluminação indireta, que pode ser feita com lâmpadas fluorecentes, mangueiras luminosas ou fitas de led.

Modelo 03: Chamada de sanca invertida

Como o nome já diz, é o inverso da outras, ou seja, a parte com a iluminação indireta fica virada para a parede. Diferentemente das outras sancas que não precisa ter o teto de gesso (pode ficar só na laje), nesse caso a sanca invertida é obrigado a rebaixar todo o teto.

Muito além de estética as sancas de gesso também são usadas pelos arquitetos para outros fins, como: Esconder vigas, tapar tubulações e distribuir melhor a iluminação do ambiente.

Pode-se fazer sanca de gesso comum (plaquinha) e também de gesso acartonado (drywall). Esse tipo de trabalho pode ser aplicado em qualquer ambiente da residência ou até mesmo em salas comerciais.